Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Domingo à tarde

29
Mai19

O dinheiro sempre em primeiro lugar

David Marinho

O futebol fez sempre parte da minha vida, como uma extensão natural daquilo que sou. Talvez seja das raízes profundas de um Portugal que viu neste desporto uma forma de expandir a sua imagem, de distrair massas e, enfim, ganhar dinheiro.

É por isso que me entristece o rumo que se tem tomado ao longo dos anos. Infelizmente, o dinheiro é quem comanda tudo. É quem paga os ordenados, os serviços prestados, os espaços, as obrigações contratuais, etc, etc. A violência sempre existiu e era muito pior do que agora, só que agora existe televisão e transmitem cinquenta ângulos diferentes para as mesmas cenas, repetidas até à exaustão. Não fosse eu profissional em ter macaquinhos na cabeça, diria que só vê quem quer. Mas como sou, até digo mais: só vê quem quer e só não acredita quem não quer.

Mas o dinheiro não abundou sempre, pelo menos desta maneira.

A UEFA, federação europeia, decidiu colocar a final da segunda competição mais importante da Europa no Azerbeijão, na capital Baku. Estádio espectacular com quase 70000 lugares. A final consistiu no seguinte:

  • Duas equipas de Londres (4800km de distância em linha recta do local da partida)
  • Foram vendidos 12000 bilhetes, 6000 para cada clube e o resto foi devolvido. Sobrou cerca de 57000 para quem quisesse assistir. Estádio vazio.
  • Não havia viagens directas para lá (que eu tenha visto). Cerca de 8 a 14h de viagem.
  • O jogo iniciou-se às 23h, hora local. Os festejos aconteceram há 1 da manhã.
  • Um dos jogadores do Arsenal é o Mkhitaryan, jogador Arménio, titular da equipa. Não pode viajar porque nenhum Arménio pode entrar no Azerbeijão (há excepções para atletas mas...) devido aos confrontos sangrentos ocorridos entre 1988 e 1994 que resultou num corte de relações entre os dois povos.

Interesses económicos estiveram na base da escolha deste sítio (claro!). Com todo o respeito pelo país, que eu não quero provocar um acidente diplomático, mas depois de verem como foi o jogo, irão perceber porque o dinheiro não pode mesmo comprar tudo.

Resultado de imagem para chelsea arsenal empty stadium

fonte

Pesquisar

Compra já!

Bertrand

20% a 50% em TODOS os livros - Mrec

Sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D